O que é Contabilidade: conceito, objeto e objetivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você sabe o que é Contabilidade? Um bom começo é diferenciar Conceito, Objeto, Objetivo e Finalidade das Ciências Contábeis. Para começar, trazemos abaixo um mapa mental que resume esta que é a parte introdutória do estudo da Contabilidade e fundamental para contadores, estudantes de cursos de ciências contábeis ou de concursos públicos.

Ao final da leitura, volte ao mapa mental e veja se tudo ficou claro.

Vamos lá?!

Contabilidade Resumo Conceito Objeto Objetivo Finalidade (mapa mental)

O Conceito de Contabilidade

A contabilidade é um ramo das Ciências Sociais. Tem por objetivo estudar as variações quantitativas e qualitativas que acontecem no patrimônio, isto é, o conjunto de bens, direitos e obrigações  de uma entidade.

Entende-se entidade como qualquer pessoa, física ou jurídica, distinta das demais e que possui um patrimônio.

Por meio da contabilidade, os gestores podem transformar dados em informações relevantes para o controle gerencial e as tomadas de decisões.

A contabilidade envolve um grupo de técnicas, normas e procedimentos usados para controlar o patrimônio das entidades. Essas técnicas inspiram-se, inicialmente, em princípios, que são as bases que orientam a técnica contábil.

 

O Objeto de Estudo da Contabilidade

Toda ciência elege seu objeto de estudo. Tal procedimento é necessário para estabelecer o recorte entre uma ciência e outra.

O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades, ou seja, o patrimônio de pessoas jurídicas (empresas) e físicas (pessoas “naturais”). O patrimônio não é uma condição estável: está em constante movimento e requer técnicas para sua apuração.

Na Contabilidade, cada entidade é uma pessoa distinta e terá o seu patrimônio. Nesse sentido, o patrimônio da empresa não se confunde com o patrimônio de seus sócios, que são outras entidades.

O patrimônio, objeto da contabilidade, não se resume ao das pessoas jurídicas com fins lucrativos. Pessoas jurídicas de direito público (como União, Estados e Municípios) e pessoas físicas também têm seus patrimônios, que são estudados pela ciência contábil.

 

O Objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade é contribuir para o controle do patrimônio e para o planejamento na tomada de decisões. Controle e planejamento são duas das mais importantes funções administrativas. Neste sentido, a Contabilidade é uma ciência relevante do ponto de vista gerencial, ao revelar informações quantitativas e qualitativas sobre a saúde econômica e financeira de uma entidade.

 

A Finalidade da Contabilidade

A finalidade da Contabilidade é observar (levantamento de dados), registrar (escrituração contábil) e comunicar (emissão de relatórios), aos gestores e a demais pessoas, os fatos contábeis da entidade.

A Contabilidade fornece informações relevantes para diversas pessoas. Essas pessoas podem ser internas (sócios, gestores, empregados) ou externas (por exemplo, o governo) à entidade.

São interessados nas informações contábeis: os proprietários e sócios de empresas, os gestores ou administradores, os empregados, os fornecedores, investidores e financiadores, os governos e o público em geral.

Os relatórios contábeis (como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados do exercício) são analisados pelos gestores, que transformam as informações contábeis em conhecimento gerencial, no sentido de compreender o status atual da entidade, supor desdobramentos futuros e corrigir estratégias e táticas administrativas.

 

Em resumo…

finalidade da contabilidade é apurar e registrar os fatos contábeis e transformar esses dados em informações úteis sobre o patrimônio (o objeto), que permitam a diversas pessoas (os usuários das informações) conhecer a saúde financeira e econômica e, especialmente, permitam aos gestores alcançar seus objetivos, a saber, exercer as funções de planejamento (tomar decisões em relação as informações apuradas) e controle (comparar o planejado com o realizado), com eficiência e eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *